domingo, 6 de setembro de 2009

strogonoff de frango picante

essa receitinha tem uma estória interessante... um dia eu cheguei em casa louca de fome e no caminho para casa fiquei pensando nas coisas que tinham em casa, que poderia usar... porque geralmente minhas invenções são assim: eu olho o que tem em casa e quando vejo sai algo bem bacana e gostoso. mas o curioso é que nesse dia eu preparei tudo e quando desliguei o fogo para servir eu estava com vontade de comer iogurte com granola... vai entender!?!?!?

Ingredientes:

2 filés de peito de frango
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de chá de açúcar
1 colher de chá de páprica vermelha picante
de 2 a 3 xícaras de chá de molho de tomate
de 2 a 3 colheres de sopa de creme de leite
1 xícara de palmito cortadinho

Modo de preparo:

corte os filés de frango em cubos, temperando-os com Fondor (da maggi), deixe-os em um prato separado enquanto prepara o restante. corte a cebola em meia lua e o alho bem fininho, reserve os dois juntos no mesmo prato. essa função dos pratos separados é coisa minha. eu não gosto de cozinhar no meio de bagunça por isso eu organizo tudo e separo tudo antes de começar a cozinhar.

em uma panela bem quente coloque de 3 a 4 colheres de sopa de óleo de girassol e logo após a cebola e o alho... refogue por uns 2 minutos, depois coloque o frango e o açúcar... mexa bem deixando refogar de 5 a 10 minutos... nesse meio tempo coloque mais 2 colheres de sopa de óleo de girassol... às vezes mexa para não grudar no fundo da panela... passado esses 10 minutos coloque a páprica vermelha picante (a da masterfoods é uma das melhores) é a páprica que dá o toque diferente da receita... continue mexendo por mais 5 minutos... ai vem o sal... temperar comida com sal é uma coisa muito pessoal, particularmente eu quase não coloco, mas para essa receita eu coloco uma colher (rasa) de chá.
coloque o palmito, misture tudo e espere um pouco para que ele absorva um pouco do tempero. depois coloque o molho de tomate, como a panela estará quente logo logo ele começará a borbulhar. desligue o fogo e coloque o creme de leite.

esse prato pode ser servido com arroz, massa ou batata... você escolhe!!!

Dica:
um dia eu fiz essa receita sem o creme de leite e fiz uma lasanha com ela... e por cima eu coloquei requeijão... ficou muuuuuuiiiiitooooo gostoso!!!

bom apetite!!!